O Caminho da Evolução dos Caboclos, Guardiões e Pretos Velhos
Por: Ryath (Inspirado por Senhor da Luz Prateada)

Cada entidade que se manifesta na Umbanda, se manifesta também outras religiões, mas como existe a conversa com as entidades através da incorporação, então podemos saber mais sobre elas, assim como o trabalho que exercem, e dentro desse trabalho evoluem espiritualmente ajudando os outros, sejam espíritos ou encarnados.

                  O que  chamamos de Caboclo na Umbanda tem sua linha de evolução espiritual, dentro do  que um Caboclo faz, que um pouco de limpeza, de cura, energização e o  principal, sua especialidade, que é a cura mental. 
                  Assim  evoluem os Caboclos, que tem um conhecimento gigante da alma humana, e assim  são responsais pela libertação de sofrimentos mentais. 
                  Existem  muitas escolas de Caboclo no Plano Espiritual, e cada um atua diferente do  outro, e recebe seu nome de acordo como é sua escola que fez. 
                  O Caboclo  cuja especialidade é abrir os caminhos, ele estudou em uma escola que tem essa  especialidade, e seu nome é Rompe Matos.
                  O simbolismo  de seu nome significa que a vida é como uma mata, e precisa abrir caminhos nela  para passar, chegar a um destino melhor. 

                  Já o  guardião é quem frequenta outro tipo de escola, que faz outro tipo de  atividade, que são como os policiais do Plano Espiritual, e também são como os  bombeiros, pois para quem é protetor, além de lidar com pessoas que burlam a  Lei de Deus, também existem outros tipos de trabalho.
                  Existiu uma  história, a muito tempo atrás na TV, onde um menininho caiu da janela de seu  prédio, fizemos até mesmo um texto sobre isso aqui no site. 
                  Esse  menininho que caiu, não aconteceu nada com ele, e ele disse que viu alguém, um  homem com roupa de mulher. 
                  Sabendo que  no Plano Espiritual os espíritos se vestem de túnica, então um ser do  espiritual salvou a criança. 
                  Os guardiões  evoluem em outro tipo de atividade que os Caboclos, que é a proteção, a  salvação, a aluta quando for necessária.
                  Normalmente  se chama os guardiões de Exus. 
                  O trabalho  deles também tem suas especialidades, dentro do que um policial e bombeiro  espiritual fazem. 
                  Na evolução  espiritual, os guardiões devolvem os seres para caminhos de evolução  espiritual, essa é a missão deles, assim como a de todos as entidades que se  manifestam na Umbanda. 
                  As pessoas  passam por dificuldades e problemas na vida para aprenderem algo sobre si  mesmas e se transformarem, isso é evolução espiritual, e todas as entidades que  se manifestam dentro da Umbanda fazem isso. 
                  Um ser que  estava no baixo espiritual e é resgatado, isso acontece porque ele já pode  trilhar um caminho de evolução espiritual, e acontece isso quando ele abre mão  do ego. 
                  Os guardiões  não são menos evoluídos que os Caboclos, pois tanto uns como outros seguem  caminhos de evolução espiritual diferentes, de acordo com suas ações, e nesses  dois tipos de caminhos tem níveis. 
                  Não se  compara a evolução das entidades, pois isso é ego. Elas são simples e humildes,  não competem, muito menos por isso. 
                  Existem  especialidade entre os tipos de escola espiritual que os  guardiões seguem, como a escola que forma o  Guardião Tranca Ruas, que também é um espirito que abre os caminhos, mas de  outra forma, na sua atuação como protetor espiritual. 
                  Tranca Ruas  são os guardiões mais populares que existem, pois são a maioria, são muito  valorizados na Umbanda também. 
                  Cada  entidade tem sua especialidade e ação.

                  Os Pretos  Velhos seguem também a evolução espiritual em serviços diferentes dos  guardiões, dos Caboclos e de outros tipos de entidades que estão atuam também  na Umbanda. 
                  Os Pretos  Velhos são muito ligados aos sentimentos e ao coração, que é de onde vem a  nossa sabedoria, não é da mente. 
                  Os Pretos  Velhos tem sua especialidade, justamente na cura emocional. 
                  Nem todos os  Pretos Velhos foram escravos, mas muitos fizeram um caminho de evolução se  apegando com todas as forças ao seu sentimental, pois a única coisa que tinham  eram suas emoções, e assim atingiam a iluminação e iam além dela.  
                  Não  precisamos ser escravos para nos apegarmos aos nossos sentimentos, podemos  fazer isso, como os Pretos Velhos fizeram. 
                  No Plano  Espiritual, eles podem não ser pretos e muito menos velhos, mas se apresentam  dessa forma porque o idoso é o símbolo da sabedoria, e a raça negra é a de mais  longevidade, significando grande sabedoria. 
                  São muito  humildes e simples os Pretos Velhos, tanto na forma de se manifestar, como  também em seus caráteres, e isso não deixa de ser mais um traço de sabedoria  deles.  
                  Assim ex  escravos e outros espíritos também cursam as escolas de quem vai evoluir na  cura emocional, que não é um trabalho fácil não, mas eles são sabem conduzir. 
                  Nas escolas  de Pretos Velhos, eles aprendem a limpeza espiritual, tem um grande  conhecimento sobre ervas, usam rosários, e rezam muito, fazem benzimentos e  utilizam muitos outros recursos, são geralmente muito carinhosos. 
                  Assim cada  tipo de trabalho é um caminho de evolução que os mentores, as entidades  trilham.
                  Os mentores  que incorporam na Umbanda, eles assim como outros espíritos tem missões a  seguir em ajudar os encarnados, e fazendo isso, ajudam milhares de entidades  espirituais de uma só vez, usando muitos recursos dessas escolas espirituais. 
                  Os Pretos  Velhos não são nem mais evoluídos que os Caboclos ou os guardiões, nem menos,  eles evoluem dentro do trabalho de caridade que realizam, e o de todos eles é  um trabalho muito grande. 
                  Equipes  espirituais são formadas com Caboclos, Pretos Velhos Guardiões e outros tipos  de entidade, cada uma fazendo a sua parte na ajuda dos encarnados e  desencarnados, ajudando nosso planeta e talvez outros também. 
                  Os Caboclos,  Pretos Velhos e Guardiões são os tipos de trabalhos que mais se apresentam na  Umbanda. Assim podemos ver bem o tipo de atividade que exercem. São mentores  espirituais, então se doam muuuuuiiiitttoooooooo. 
                  Fiquem com  luz
                  Seres de luz
                  Senhor da  Luz Prateada
Alguns Destaques:
Ensinamentos em Vídeos
Receba nosso contéudo no seu Facebook